terça-feira, 21 de outubro de 2008

Reforma política & Reforma do homem

A propaganda eleitoral e a ética

 

Continua em pleno andamento a propaganda eleitoral gratuita pelo rádio e pela televisão, agora centralizada entre candidatos que buscam ocupar o cargo de Prefeito Municipal. Antes, como sabem, além dos candidatos ao cargo do Poder Executivo havia os candidatos às cadeiras legislativas. A observação geral é a de que o povo esteve - e em alguns casos está - assistindo a programas divertidos, capazes de estimular risos e apreensões.

É ainda comentário das esquinas o baixo nível dos candidatos, que deslustra as Câmaras Municipais que exerceram sempre um relevante papel político na história brasileira, pois é sabido que elas tiveram uma atuação libertadora e revolucionária no processo político de emancipação brasileira.

Foram alvos de censura popular os apelidos hilários e grotescos de alguns candidatos a vereador pelo Brasil afora, as expressões verbais de outros e as promessas infinitas e de impossível concretização, indicando a solução de todos os problemas enfrentados pela população.

Por ignorância ou má-fé, vitimados pelo desinteresse e descaso das agremiações partidárias que patrocinam suas candidaturas, nossos candidatos à vereança vivem mesmo prometendo coisas que não são de sua conta realizar, assim como construção de escolas, creches, postos de saúde, praças e pavimentação de vias públicas.

Tudo isso revela total desconhecimento da função legislativa que aspiram desempenhar, confundindo a competência funcional dos poderes Legislativo e Executivo.

*Clineu de Mello Almada* Advogado. Magistrado aposentado do TJ/SP
Leia mais em
Fonte Migalhas   Itacaré Politica

Nenhum comentário: