terça-feira, 29 de julho de 2008

Lei Seca reduz casos de violência à mulher

Flagrante de agressão contra mulher cai 60%

Wanessa Rodrigues

O número de flagrantes na Delegacia da Mulher de Goiânia teve redução de 59% depois que a nova lei de trânsito, que tem tolerância zero para direção sob o efeito de álcool, entrou em vigor. Entre os dias 20 de junho e 16 de julho deste ano foram registrados 15 flagrantes de violência contra a mulher, enquanto que, no mesmo período do ano passado, foram contabilizados 37 flagrantes. A norma também refletiu no número de ocorrências, que reduziu 14%. Naquele período de 2007 foram 390 e, este ano, 338.

A delegada Miriam Borges ressalta que antes de a nova norma entrar em vigor a delegacia registrava de sete a dez flagrantes por final de semana. Após a sanção da lei, estão sendo registrados, no máximo, cinco flagrantes durante os finais de semana. "Percebemos que, realmente é um reflexo da lei. Isso porque, conforme pesquisas realizadas pela delegacia, em 70% dos casos de violência contra a mulher, o agressor está sob o efeito de bebida alcoólica", observa a delegada.

O número de ocorrências na Delegacia da Mulher de Aparecida de Goiânia também diminuiu, mas a delegada adjunta Tatiane Gonçalves Cruvinel ressalta que ainda não pode atribuir a queda à nova lei de trânsito. Isso porque, segundo ela, todos os anos durante o mês de julho é registrada redução no número de ocorrências, justamente devido às férias. Ela observa ainda que, naquela cidade, a maioria das pessoas envolvidas em violência contra a mulher não possuem qualquer tipo de veículo. "Mas, se o número continuar a cair, vamos analisar se realmente é um reflexo da lei", diz.

Nas estradas a fiscalização continua a flagrar motoristas dirigindo sob o efeito de álcool. Somente neste final de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagrou sete pessoas embriagadas ao volante, sendo que cinco motoristas foram conduzidos à delegacia por apresentarem teor alcoólico acima de 0,29 miligramas por litro de ar expelido pelo pulmão. Desde que a lei de trânsito começou a valer, a PRF já fez 64 flagrantes, dos quais 45 resultaram em detenções.

Na Capital, o número já é de 54 flagrantes, dos quais 33 pessoas foram conduzidas a um Distrito Policial, conforme dados do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM). Somente neste final de semana, foram feitas seis autuações. O major Lucimar Mesquita frisa que, apesar do número de ocorrências não ser alto, muitas pessoas ainda desrespeitarem a lei. "Mas nós vamos continuar a fiscalização para reduzir ainda mais esse número", observa. O batalhão não tem realizado blitz em relação à nova lei, mas atua em casos suspeitos, também com a contribuição de outros setores da PM.

Edição: 696       Data:29/07/2008

http://www.hojenoticia.com.br/editoria_materia.php?id=18252

//////////

Ana Maria C. Bruni

www.territoriomulher.com.br

Nenhum comentário: