Rede Risco Mulher Brasil

Rede Risco Mulher Brasil. Vinculada a Fundação Mattos

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

25 de Novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres


 Nesta data, em 1960, "Las Mariposas", ou "as borboletas", como eram conhecidas as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), foram brutalmente assassinadas por ordem do então ditador da República Dominicana, Rafael Leônidas Trujilo, em virtude de sua ação política contrária ao governo.
Elas já haviam sido presas e torturadas, juntamente com seus maridos, entretanto, em decorrência da forte comoção popular, foram libertadas, para, na sequência, serem assassinadas. Na versão "oficial", haviam sofrido um acidente automobilístico quando voltavam da visita que realizaram a seus maridos, ainda presos. Todavia, seus corpos tinham marcas de estrangulamento e de diversos ossos quebrados, tendo sido abandonados num vale.
O governo ditatorial de Trujillo, que se caracterizou pela perseguição e morte de seus opositores, se encerra no ano seguinte, com sua morte, também assassinado.No I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o dia 25 de novembro foi apontado como o "Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher",sendo reconhecida pela Organização das Nações Unidas - ONU oficialmente a partir de março de 1999.








Vera Mattos

Presidente da Fundação Jaqueira
 
Dirigente da Seção Bahia - do Capítulo Brasil
do Fórum de Mulheres do Mercosul
 
Dirigente da Rede Risco Mulher Brasil
 
Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Mémbro da Rede Nacional de Direitos Humanos.
Visitem:
http://www.jornalistaveramattos.blogspot.com
Vera Mattos às 21:56

Nenhum comentário:

Postar um comentário

‹
›
Página inicial
Ver versão para a web
Tecnologia do Blogger.