domingo, 7 de março de 2010

Movimentos de Mulheres desejam indicação imediata de Norma Angélica para o cargo de Procuradora Geral do Ministério Público da Bahia.


No ultimo dia 26 de fevereiro, os promotores e procuradores de justiça do Ministerio Publico baiano em concorrida eleição para o cargo de Procurador Geral, elegeram uma lista tríplice, para escolha do Governador.  Lidivaldo Brito, entrega o cargo em 12 de março.

 

Dos seis que disputaram a eleição, (três mulheres e três homens) foram escolhidos a Norma Angélica, (1o. lugar), Olimpio Campinho (2o. lugar) e Welington Cesar (3o. lugar).


Este método da lista tríplice,  foi adotado  e inserido como norma constitucional, em alternativa a prática do passado, onde o Governador escolhia ao seu livre arbítrio o procurador geral, inclusive durante muito tempo poderia ser escolhido alguém de fora do quadro institucional.


Muito embora seja considerado constitucional que na lista tríplice o governador poderá escolher qualquer um dos tres, vem sendo uma praxe a escolha do mais votado.


"Ocorre porem, que desde a noite do dia 26 esperamos a designação da nossa próxima procuradora geral, o que ainda não ocorreu", dizem algumas promotoras.

 

Os que entendem de politica,  dizem que - além de legal - é legitimo que o governador escolha alguém mais afinado com o seu governo.


Entretanto para nós  mulheres,cabe uma reflexão, porque justamente agora, quando uma mulher foi escolhida, pela maioria de votos, seguimos aguardando quase uma semana para essa decisao, com fortes comentários sobre a possibilidade da escolha de um procurador que não a mais votada.  










Vera Mattos

Presidente da Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos
Dirigente da Seção Bahia - do Capítulo Brasil
do Fórum de Mulheres do Mercosul
Dirigente da Rede Risco Mulher Brasil
Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Mémbro da Rede Nacional de Direitos Humanos.
Membro do Estado de Paz.
Visitem:

http://www.veramattos.com.br
http://www.fundadacaojaqueira.org.br
http://www.forummulheresmercosul.blogspot.com


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: