quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Fórum de Turismo debateu a questão da segurança

 

Presidida pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli, a XIXª Reunião do Fórum Estadual de Turismo, contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, César Nunes, que falou - e também foi sabatinado pelo trade turístico – sobre a questão da segurança pública nas principais zonas turísticas do Estado.

"A segurança pública é uma preocupação de todos nós e o combate a criminalidade uma prioridade do governo Wagner. Herdamos um quadro caótico, onde 165 cidades do interior não tem delegado, uma frota de veículos onde 953 viaturas têm mais de 10 anos de idade, falta de pessoal, com 1980 cargos vagos na polícia técnica e policiais que em 20 anos de carreira só fizeram um curso", argumentou Nunes.

O secretário de Segurança Pública elencou as ações que o Estado vem desenvolvendo para diminuir a criminalidade, as quais - segundo ele – já estão surtindo efeito. "Fizemos um concurso em 2007 e cerca de 3.200 PMs já estão sendo treinados para entrar em atividade em janeiro de 2009. A Bahia é o segundo Estado que mais foi contemplado com recursos (R$ 91 milhões) para a capacitação de seus policiais, dos quais já recebemos R$ 22 milhões. Contratamos mais 140 policiais civis e neste segundo semestre 800 agentes da polícia civil. Também estamos implantando 22 centros de telecomunicações no interior do Estado e um em Salvador, que estará concluído até o final do mês. Tudo para dar mais segurança à população e aos turistas que nos visitam", afirmou.

O aumento do efetivo policial na rua, com 230 viaturas – e 920 policiais – rodando no final de semana e as demais ações intensivas fizeram os índices de criminalidade cair de 50 a 60%. "Tivemos um registro de 18 homicídios este final de semana, o que se ainda é alto , representa também a metade do que ocorreu tempos atrás", diz Nunes. Ele anunciou que está sendo reforçado o policiamento em Porto Seguro – um dos principais portões de entradas de turistas na Bahia – e que em parceria com a prefeitura será construída uma delegacia em Arraial D'Ajuda.

 

 
 

Nenhum comentário: