sábado, 5 de julho de 2008

70% das mulheres não conhecem a Mamografia

 


--- Em sáb, 5/7/08, Territorio Mulher: Ana Maria C. Bruni <mulher@territoriomulher.com.br> escreveu:
De: Territorio Mulher: Ana Maria C. Bruni <mulher@territoriomulher.com.br>
Assunto: mamografia
Para: "Vera Mattos" <verinhamattos@yahoo.com.br>
Data: Sábado, 5 de Julho de 2008, 8:39

 

70% das mulheres não conhecem a Mamografia

03/07/2008 - 16h19m

*Da Redação, com informações da TV Bahia
redacao@portalibahia.com.br

Mais de 70% das mulheres que vivem em Salvador não conhecem a Mamografia, um exame usado para detectar o Câncer de Mama. A dona de casa Vanilza Fernandes, 65 anos, venceu a doença e hoje leva a outras pacientes um exemplo de coragem, determinação e alegria de viver.

Assista ao vídeo desta matéria

A doença foi descoberta há onze anos, ainda na fase inicial. "Desde os meus 40 anos que o meu ginecologista pedia a Mamografia. Depois de fazer o exame foi que se descobriu um tumor se formando em um dos meus seios".

Quatro anos depois, a dona de casa sofreu um novo abalo: outro tumor apareceu no mesmo seio. "Meu médico falou que eu tinha duas opções: ou eu fazia uma mastectomia radical ou então tiraria outro quadrante e depois eu faria quimioterapia. Escolhi a primeira opção".

Vanilza colocou prótese de silicone no seio e não descuida com a saúde. Experiência que ela transformou em trabalho voluntário. Uma vez por semana se encontra com mulheres que acabaram de retirar a mama no Hospital Aristides Maltez.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: